Frente às incertezas e crises da economia, as empresas encontram muitas dificuldades para controlar as finanças quando o capital de giro é reduzido devido à queda da demanda. Os clientes reduzem as compras e, com frequência, interrompem os pagamentos anteriores, entrando na inadimplência. Esta situação é muito desafiadora para as empresas, pois elas precisam encontrar maneiras de receber o dinheiro atrasado sem prejudicar o relacionamento com o cliente. Por ser um assunto delicado, a cobrança exige medidas cautelosas e bem planejadas por parte da empresa.
Como recuperar o crédito do seu cliente?
“Recuperação de crédito” é uma operação de cobrança com o objetivo de auxiliar o inadimplente a quitar suas dívidas e regularizar sua situação para poder voltar a comprar. Para as empresas, isso também significa receber os valores devidos e, futuramente, realizar novas vendas.
Muitas pessoas entram na inadimplência em momentos complicados de suas vidas quando obtiveram muitos compromissos financeiros e, por algum motivo, não conseguem mais ganhar o dinheiro suficiente para pagarem as dívidas. A empresa deve estar disposta a ajudar essas pessoas sendo mais flexível e oferecendo mais opções de pagamento e parcelamento que sejam realistas para as condições atuais do cliente. Ao tomar essa atitude, a empresa vai ser lembrada por ter ajudado o cliente em um momento de dificuldade. Contudo, a empresa também deve ter um plano de ação rápido para fazer a cobrança, não deixando que a situação se agrave.
Preserve sua carteira de clientes
Uma negociação prévia bem elaborada antes de fechar a venda é melhor do que ter que recorrer à recuperação de crédito depois. Procure sempre entender as necessidades financeiras do seu cliente e só feche acordos que sejam favoráveis para ambas as partes. A prevenção é a melhor forma de evitar a inadimplência.
Identifique quem são os clientes inadimplentes
Se houver descumprimento de pagamentos, a empresa deve agir rapidamente para não piorar a situação. Antes de acionar o SPC, é importante identificar o cliente em seu sistema de cadastro e entrar em contato com ele para resolver a situação antes de sujar seu nome. Um pequeno atraso não qualifica inadimplência, mas o cliente pode estar passando por alguma dificuldade financeira inicial ou ter simplesmente esquecido. Se possível, ofereça prazo ou parcelamentos maiores para ele quitar a dívida. A estratégia ideal é adequar a abordagem ao perfil do cliente. Dessa forma, ele verá a sua empresa como uma parceira em momentos de dificuldade.
Terceirize a cobrança
Terceirizar o processo de cobrança é uma ótima alternativa para negociar a dívida do seu cliente sem recorrer ao confronto direto. Este é um trabalho delicado que exige um plano de ação drástico e programado em sequência. Uma empresa especializada em cobrança terá todo o conhecimento necessário e saberá lidar melhor com todas as situações que possam surgir, além de preservar o relacionamento da sua empresa com o cliente.
Tente chegar a um acordo
Em alguns casos, um mau acordo é melhor do que nenhum acordo. Se a empresa perceber que a situação do cliente devedor é muito complicada, se não houverem garantias ou fiadores, e se ela achar que nunca conseguirá reaver a totalidade da dívida, talvez seja melhor tentar qualquer acordo possível. A empresa pode tentar acordos como: recuperar ao menos uma parte das mercadorias, aceitar bens em troca ou até abrir mão de uma parte da dívida para receber um pagamento imediato.