Você sabe o ticket médio do seu negócio e como fazer para aumentá-lo?

Com um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que a sua empresa esteja por dentro de todos os recursos disponíveis para turbinar as vendas. Já ouviu falar do “ticket médio”? Essa ferramenta permite analisar a situação das vendas e, a partir disso, traçar estratégias certas para vender mais!

O que é ticket médio?

O Ticket médio é o cálculo do valor médio que cada cliente gasta por compra de produtos ou serviços de uma empresa em um determinado espaço de tempo. Essa métrica é muito utilizada nos segmentos de varejo e tecnologia, mas pode ser aplicada nos mais diversos tipos de negócio, pois fornece ao gestor dados para traçar as estratégias corretas para o crescimento das vendas.

Como calcular o ticket médio?

A forma mais simples para calcular o ticket médio é a seguinte:

Ticket Médio =  .   Total de vendas do período   .

                                 Total de clientes do período

O período fica a critério do recorte escolhido pelo gestor, podendo ser diário, semanal, mensal, trimestral, ou qualquer outro desejado para a avaliação. Além disso, os critérios de analise podem ser mais específicos, como um cliente em particular, categoria de produto ou por ponto de vendas. As possibilidades são infinitas!

Um exemplo prático deste cálculo poderia ser:

“Uma loja totalizou R$ 40.000 reais em vendas em um mês, contabilizando 100 clientes. Logo, o ticket médio mês foi de R$ 400 por cliente.”

Como aumentar o ticket médio da sua empresa?

O cálculo do ticket médio praticado dá ao gestor o ponto de partida para traçar as estratégias mais adequadas para aumentar as vendas. Um exemplo comum de ação para elevar o ticket médio é o preço das passagens aéreas de primeira classe. Elevando o preço do assento e oferecendo alguns itens a mais, a empresa consegue aumentar o valor médio gasto por passageiro mesmo sem aumentar o número de pessoas por voo. Outro exemplo clássico são os ingressos VIP para espetáculos: ao vender ingressos com preços mais elevados, o ticket médio do evento aumenta mesmo que nem todos os ingressos sejam vendidos. Confira a seguir outras estratégias que podem aumentar o ticket médio da sua empresa:

  1. Ofereça uma boa variedade produtos

Não importa o que estiver sendo vendido, quanto maior a variedade de produtos que forem interessantes para o seu perfil de cliente, maior será a chance de expandir as vendas.

Aumentar o “mix de produtos” vai ajudar o cliente a encontrar todas as mercadorias que precisa em um único lugar, fazendo com que ele se empolgue e compre uma maior quantidade de itens.

2. Organize a exposição dos produtos de forma estratégica

No caso das vendas no varejo, faça um levantamento dos produtos mais vendidos pela sua empresa. Feito isso, apresente-os em destaque e coloque outros produtos menos vendidos por perto. Assim, é possível chamar a atenção do cliente para esses produtos menos vendidos, aumentando as chances de elevar o ticket médio. Além desta, existem à disposição outras diversas técnicas mais especializadas sobre posicionamento de produtos que podem ajudar a melhorar as vendas.

3. Ofereça produtos e serviços complementares.

Uma boa estratégia para aumentar o ticket médio é apresentar ao cliente produtos e serviços que complementem a compra, pois são relacionados aos itens inicialmente escolhidos por ele.

Um exemplo são as lojas que vendem aparelhos celulares e também oferecem acessórios ou apólices de seguro contra roubo e danos. Esses itens são complementares, portanto faz sentido que sejam ofertados no mesmo local. Além de aumentar o ticket médio, oferecer o serviço completo também satisfaz as necessidades do cliente.

4. Mantenha contato

Uma das melhores estratégias para aumentar o ticket médio é investir no relacionamento com o cliente. As táticas de pós-venda que incentivem a recompra e a fidelização costumam ter um bom retorno.

Para esse objetivo, é preciso conhecer os hábitos e as preferências do seu público-alvo e manter um cadastro de clientes atualizado. Já é prática de muitas empresas a coleta de e-mails para enviar newsletters, oferecer cartão de loja, clubes de fidelidade e ofertas exclusivas.

5. Incentive a indicação boca-a-boca

O seu cliente pode ser um aliado na hora de atrair mais clientes para o seu negócio. Para isso, use estratégias para encorajar o seu público habitual a indicar e trazer conhecidos para o seu estabelecimento.

Aumente o seu ticket médio oferecendo, por exemplo, promoções para grupos com códigos de desconto a partir de um certo valor para os clientes que conseguirem mais indicações, ou faça promoções nas redes sociais pedindo a indicação de amigos dos seus seguidores.

Quer potencializar os resultados da sua empresa? Então, fale com a gente.

Deixe um comentário