Auditoria financeira. Quando é necessário contratar?

Em um determinado momento, não importa qual é o tamanho da empresa, é preciso realizar alguns procedimentos para organizar as finanças e ter espaço para crescer. Revisar a situação do negócio é crucial para entender o momento e planejar os passos futuros.

Os serviços de auditoria financeira para as empresas são uma necessidade e uma ferramenta de extrema importância para a governabilidade e o entendimento do cenário geral do empreendimento. Nesse aspecto, a contratação de uma empresa externa para a realização da auditoria financeira é muito importante, desde que a empresa escolhida para realizar esse trabalho esteja capacitada para entender a demanda do contratante e apresentar-se como um parceiro do empreendedor.

A auditoria é um processo complexo, que envolve não somente os gestores e equipe contábil de uma empresa, mas que também exige a participação da equipe de trabalho de forma atuante. O objetivo da consultoria é promover melhorias nas práticas de governança corporativa a fim de aumentar a transparência perante todos os envolvidos no trabalho, desde a direção, equipes de trabalho, clientes e fornecedores. As decisões a serem tomadas a partir da realização da auditoria preveem também a possibilidade de tomada de decisões gerenciais com suporte das melhores práticas contábeis e tributárias, permitindo à empresa otimizar e corrigir seus processos e rotinas.

Ao contrário do que muitos pensam, o serviço de auditoria não é uma exclusividade apenas para grandes empresas. Esse mito precisa ser esclarecido, já que o descontrole financeiro e contábil é justamente um dos principais motivos que levam os pequenos empreendimentos a fecharem as portas. As empresas menores possuem, geralmente, um caixa mais frágil e exposto, que não suporta crises e descontrole contábil, devido à falta de planejamento, administração, estrutura, capacitação, recursos, falha na gestão, inexperiência e outros fatores que levam à ocorrência de erro e fraude dentro da organização, problemas determinantes que culminam no encerramento das operações. Ao contar com uma auditoria, esses empreendedores têm a chance de se colocarem no mercado de forma mais competitiva e com segurança durante a prestação de informações tributárias para o fisco.

A auditoria contábil é um processo que busca analisar a situação financeira da empresa com precisão a respeito aos registros contábeis legais. Esse trabalho auxilia a empresa a regularizar-se em relação às exigências de documentos e prestação de contas ao fisco. Com a análise desses registros, também é possível identificar falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão. No que se refere à análise de documentos podem ser auditados o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE). Entenda melhor o trabalho da auditoria financeira externa, suas responsabilidades e os aspectos que são analisados:

Administrativo
A auditoria, com a demonstração e análise de todos os documentos, contribui para a redução da ineficiência, negligência, incapacidade e improbidade.

Patrimonial
Possibilita aos gestores um controle mais eficiente de todos os bens da empresa, bem como a regularização dos registros e o cumprimento das obrigações legais.

Fiscal
Um dos aspectos mais importantes e relevantes ao trabalho do auditor. Aqui o serviço organiza e auxilia no cumprimento das obrigações fiscais de acordo com as legislações vigentes. Esse cuidado protege a empresa contra possíveis penalidades fiscais. Com os documentos organizados, esse trabalho também melhora o exercício do profissional contábil interno e a melhor organização financeira.

Financeiro
O conhecimento financeiro da empresa é o norte de um negócio, que permite planejar e tomar decisões de forma mais assertiva e segura. A auditoria fiscaliza a eficiência do controle financeiro, protegendo contra fraudes e erros na gestão. Dessa forma, dificulta possíveis desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas.

 

Empresas de grande porte, que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, têm a obrigatoriedade de realizar a auditoria externa por meio de um profissional registrado na Comissão de Valores Mobiliários. Considera-se de grande porte, para aplicação dessa lei, a sociedade que apresentar no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).

Não são todas as empresas que possuem essa estrutura, dessa forma empresas menores podem também se beneficiar com esses serviços. A decisão de contratar um serviço de auditoria independente precisa ser planejada. No entanto, não há dúvidas dos inúmeros benefícios que esse serviço oferece.

Quer saber se já chegou o momento de contratar esse tipo de serviço? Entre em contato com a gente.

Deixe um comentário