Gestão de negócio e economia de recursos

Manter a gestão e a organização de uma empresa é um desafio contínuo, principalmente, em um cenário econômico instável, como é o caso do Brasil. Todos os anos, centenas de negócios são obrigados a fechar as portas, devido a problemas de gestão, falta de organização das finanças ou por escolhas equivocadas. Por isso, saber reconhecer oportunidades de negociação e de economia é determinante para a sobrevivência de uma empresa.

Para mensurar o crescimento de forma organizada, é necessário considerar a união de forças que envolvem economia de recursos, controle dos processos, melhora dos índices de produtividade e inovação. Nós destacamos alguns pontos-chave para auxiliar os gestores:

 

Finanças em equilíbrio
O equilíbrio das finanças de uma empresa depende de uma série de fatores, que envolvem a tomada de decisões e a boa administração. Alguns acreditam que a economia de recursos se refere somente ao corte de gastos, redução da equipe e até mesmo diminuição da produção. No entanto, esses caminhos nem sempre são seguros e podem acabar derrubando a empresa por cortar investimento em setores cruciais. É preciso agir com inteligência e estratégia para reduzir custos de forma segura, sem comprometer o bom andamento da empresa.

O acompanhamento por parte do setor contábil do fluxo de caixa, com organização das contas a pagar e receber é fundamental para saber quanto precisará ser enxugado. Muitas vezes, é preciso investir em melhorias de produtividade, cursos de formação, organização dos setores, formação de parcerias e contratação de marketing para maior produtividade e aumento da receita.

 

Controle de estoque
Empresas que atuam na área da indústria, comércio ou distribuição de produtos precisam ter um controle muito grande dos estoques. Se o estoque acumula produtos que não têm saída no mercado, significa prejuízo financeiro para o negócio. Em contrapartida, se ele não mantém uma certa disponibilidade de produtos também pode ser prejudicial, pois pode não atender às demandas, atrasar entregas e acabar por perder espaço no mercado.

O estoque é considerado uma área vital, dessa forma, é preciso manter um registro sempre atualizado de todos os recursos que entram e saem, bem como a periodicidade das vendas e entregas. Por meio dos registros e da análise de dados, é possível avaliar se as vendas são sazonais, cíclicas ou permanentes, também é importante para mensurar quais são os produtos com melhor saída.

A economia, nesse quesito, precisa ser adequada de modo que não se realizem compras desnecessárias e que os recursos possam ser melhor aproveitados, de acordo com as necessidades de cada período. O controle de estoque é uma tarefa contínua e quanto maior for a empresa, maior será a necessidade de gerenciamento. A organização é chave para o crescimento sem desperdício.

 

Se você está precisando organizar as contas da sua empresa e analisar os investimentos de acordo com a realidade, pode contar com a Milanezi & Rodrigues. Conheça mais sobre nosso trabalho, entre em contato.

Deixe um comentário