Todos nós sabemos que o custo variável é o gasto inerente a venda e o custo fixo é despesa mensal independente se vamos vender algo ou não, certo?
– Já parou para pensar o que é um custo, uma despesa ou um gasto?
– Afinal, é tudo a mesma coisa?
– Distinguir um do outro pode me ajudar na formatação da estrutura de custos?
Claro que sim! Inclusive você deve fazer isso. É extremamente importante que você organize suas finanças de forma correta para obter sucesso na sua administração.
Então, continue lendo esse texto para entender de uma vez por todas a nomenclatura de cada “saída” do caixa da sua empresa.
Como podemos observar, todo o DESEMBOLSO que temos é considerado GASTO (sacrifício financeiro para obtenção de um bem ou serviço). Quando gastamos com aquisição de bens, imóveis, móveis, equipamentos consideramos esse gasto como investimento.
Agora vamos diferenciar DESPESA de CUSTO:
Despesa: Gasto devido a bens ou serviços não correlacionados com a produção . Podem ser administrativas, de vendas ou comerciais e financeiras.
Exemplo: Comissão do vendedor, juros, salários da administração
Custo: Gasto relativo a uma um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
Exemplo: matéria prima, energia elétrica e mão de obra
Ou seja, tudo que tange a produção e move serviço ou mercadoria trata-se de custo, pois esta inerente ao “chão de fábrica.” Já a despesa é algo que não esta relacionada diretamente ao produto ou serviço, ou seja, é tudo que ocorre na empresa paralelo a produção.
Para ficar mais claro:
Despesa fixa: Salário da Administração
Custo fixo: Salário dos Funcionários
Despesa Variável: Comissão de vendedores
Custo Variável: Mercadorias
Geralmente um esquema básico de custos é colocado dessa forma:
Quando utilizamos a estrutura de custos da forma correta em nossa empresa, fica fácil obtermos informações com mais agilidade. Conseguimos visualizar onde erramos no passado, e onde podemos chegar no futuro. A compreensão de todos os gastos é o base para que possamos avançar com estudos mais profundos ao longo da profissionalização e do crescimento do nosso negócio.
Agora que já conhecemos a estrutura básica de custos, vamos desmistificar o custo fixo do variável.
Como foi abordado no início do texto, o que de fato existe são os custos e despesas fixas e os custos e despesas variáveis.
A grande diferença entre eles esta relacionada com as vendas da empresa de uma forma bem simples. O custos (despesas) fixas tu paga independente da venda, ou seja, se vendeu paga, se não vendeu paga também. O custo variável esta tu só paga se vender, se não vende (produz) não paga.
Essa é a maneira mais simples para diferenciarmos os gastos. Mas é claro que para um planejamento mais aprimorado é necessário conhecer outras nomenclaturas como custo direto e indireto, compreender o custeio por absorção e por contribuição, custo padrão, etc.
Contudo, essa estrutura básica de custos certamente ira lhe ajudar no planejamento financeiro da sua empresa.
Sempre lembrando que:
Se fosse possui MEI ou é um pequeno empresário, você pode acessar aqui e conhecer nosso software online que faz o gerenciamento financeiro.
Se possui média ou grande empresa, pode clicar aqui e conhecer nossos serviços de consultoria.
Se possui alguma demanda específica em relação a precificação dos seus produtos, formação de preço de venda, clique aqui e conheça nossos serviços e produtos que resolvem esses problemas.
Entre em Contato e Saiba mais sobre a maneira ideal de melhorar a Performance da Sua Empresa.