“A sutil arte de ligar o f*da-se”: 4 dicas de gestão financeira inspiradas no livro

Certamente já deve ter despertado em você o desejo de aplicar insights percebidos em um livro em uma área diferente da abordada no próprio livro, não? Você já sentiu isso? 

Essa é a ideia do nosso post de hoje: utilizar os principais tópicos abordados pelo autor norte-americano Mark Manson referente ao comportamento no mundo das finanças. 

O conteúdo é tão vasto e rico que sobram dicas de gestão financeira. Basta pegarmos nossa lupa e pesquisar nas entrelinhas para acharmos diversos pontos em comum. 

Continue lendo esse texto e conheça as 4 principais ideias do escritor e qual sua correlação com a gestão financeira. 

1. Nem tente

Buscamos muito o que não temos e sofremos com a possibilidade de que somos capazes de conquistar. Isso é um grande problema, pois desejamos algo, não conseguimos e nos frustramos. A verdade é que conviver com nossas limitações e agir por si mesmo é o melhor caminho para conquistar as coisas que realmente desejamos. Por isso a importância do propósito, pois ele nos guiará para tentarmos alcançar o que realmente importa. Enfim, sabe aquela coisa que você viu e parece muito legal, aquela outra coisa que falaram pra você que é interessante? Nem tente.  

Nas finanças… a área financeira da nossa empresa é um lugar onde somente as pessoas de confiança devem trabalhar, independentemente se a pessoa tem formação ou experiência na área. Qualquer um que esteja bem-intencionado pode fazer “contas a pagar e a receber” e a estratégia para sobrar no final do mês é vender bastante. Esses são os conceitos que você pensa em continuar aplicando? Sério, nem tente. Se meter onde não sabe, tentar fazer você mesmo, “sempre fizemos assim e deu certo”, e outros mantras são o caminho para o colapso de empresas mal geridas financeiramente. Mesmo com bons empreendedores no comando, tentar fazer o que não se sabe ao invés de contratar um especialista na área pode ser o fim. Portanto, quando pensares em tocar seu financeiro de qualquer jeito, lembre-se: nem tente.

2. A Felicidade é um problema 

Felicidade é resolver problemas. Quando se resolve um, surge outro em consequência, portanto o foco é curtir o “resolver”. Dor e tristeza são o recurso da evolução humana, pensar na dor é como nosso guia nos mostrando aonde podemos ou não ir e o que podemos ou não fazer. Dor emocional pela rejeição ou fracasso nos ensina a evitar erros futuros. A vida perfeita é a que possui problemas pequenos, e isso depende de como nos conectamos a eles.

Nas finanças… você não vai curtir fazer a rotina de pagamentos da sua empresa, não vai utilizar sua capacidade de gestão aplicando sua energia em uma matéria que levamos mais de 15 anos estudando para compreender, portanto, terceirize sua gestão financeira e tenha uma empresa perfeita, que segundo o autor é uma empresa com problemas pequenos. Terceirize!

3. Você não é especial 

A arrogância nasce quando nos sentimos diferentes dos outros. A diferença está nos problemas que resolvemos. Portanto, a arrogância não vem só de quem se acha mais do que os outros, mas dos que se acham menos também. Vitimismo é arrogância. Quando falamos “você não entende o que estou sentindo”, estamos colocando os nossos problemas como maiores do que os do outro. A overdose de “pessoas excepcionais” passando no nosso feed todos os dias faz com que “não ser como eles” se torne sinônimo de fracasso. Os medíocres fizeram sucesso por saberem que eram medíocres, e a excepcionalidade vem de esforço e foco. No entanto, todos sabemos que no final das contas as coisas comuns são as que realmente importam.

Nas finanças… humildade para compreender que não sabemos tudo e que o financeiro da nossa empresa é importante. É preciso um olhar qualificado para que o resultado apareça e ele só virá ao longo do tempo, com um trabalho de “formiguinha”, sem mágica. Esse é o primeiro passo para o fim dessa arrogância. Nossos problemas muitas vezes vêm de injustiças e choques externos, mas talvez estejamos errando um pouco todo o dia e criando um problema que se tornou grande. Você não é especial, terceirize a gestão financeira de sua empresa e faça o que você realmente sabe: Empreenda!

4. O valor do sofrimento 

Nossos valores determinam a natureza de nossos problemas e nossos problemas determinam nossa qualidade de vida. Valores é o que achamos que é sucesso,fracasso, relevante, irrelevante. Por que algo incomoda você e não incomoda a mim? Porque temos valores diferentes. As coisas dependem de como as enxergamos, e não necessariamente de como elas são. 

O que Peter Mustaine e Pete Best têm em comum? Ambos foram expulsos de bandas famosas antes de elas explodirem. Metallica e Beatles, respectivamente. Mustaine é frustrado e Best é feliz. O engraçado é que Mustaine fundou a banda Mengladesh e fez muito sucesso, enquanto Best é uma pessoa comum e anônima. Sofremos pelo que queremos sofrer, e não pelo que acontece conosco.

Nas finanças… tudo depende de como avaliamos as coisas e não necessariamente pelo que elas são. Portanto, quando nossa situação financeira está crítica, o melhor a se fazer é pensar fora da caixa, buscar uma visão independente, alguém que não esteja emocionalmente vinculado à operação. O auditor independente vai olhar para o problema com outra perspectiva, além de obter um conhecimento técnico em finanças que o gestor não tem. Logo, a probabilidade de sucesso na solução é potencializada. Busque ajuda.

EM SUMA 

Fica claro que o mundo de desenvolvimento pessoal tem muito a ver com gestão financeira, pois no fim das contas tudo se resume a finanças comportamentais. Empresas são feitas de pessoas e pessoas se comportam da maneira de como se desenvolveram ao longo do tempo, por isso tudo está diretamente relacionado.

A lição básica aqui é que você nem tente iniciar algo que vai fracassar, e que para isso você deve terceirizar o serviço, assim não terá erro. Agora que você, em vez de tentar, terceirizou e está com a operação sob controle, os problemas do passado continuam lhe assombrando. Busque ajuda para resolver essas questões e utilize o tempo que você ganhou seguindo nossas dicas e fazendo o melhor que você sabe. O que realmente vai fazer toda a diferença é empreender e isso só depende de você.

Deixe um comentário